Na imagem, Luciana Zaffalon, mulher branca de cabelo castanho e curto, posa ao centro. Veste uma blusa preta com casaco vermelho e segura um microfone na mão direita. Em sua mão esquerda, um papel. Ela está numa sala, com paredes brancas, cinzas e verde. Ao fundo, duas plantas.

Carta Capital | ‘Bilhões são negociados com Tribunais de Justiça a portas fechadas’

Por Roberto de Martin
Foto: Alice Vergueiro

Campanha do Justa.org.br denuncia ‘cheque em branco’ para governadores, que negociam aumentos ao Judiciário em troca de decisões favoráveis.

Ano após ano, deputados estaduais de todo o Brasil têm transferido para os governos locais a atribuição de aprovar a abertura de créditos adicionais ao orçamento. O resultado é um “cheque em branco” para que os governadores negociem verbas públicas a portas fechadas, redirecionando bilhões de reais para quem deveria fiscalizar e julgar abusos do próprio Executivo: os Tribunais de Justiça.

[…]

Em entrevista à CartaCapital, Zaffalon explica que a prática, apesar de inconstitucional, já ganhou status de política de Estado, e tem como contrapartida decisões judiciais favoráveis ao Executivo e contrárias aos direitos humanos.

“Quando observamos como as Presidências dos Tribunais têm se comportado em relação a pedidos de suspensão de segurança vinculados à garantia de direitos das pessoas presas, o panorama é alarmante.”

Leia a matéria na íntegra aqui.

0 Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.