No dia 1º de outubro, às 19h, durante o 3º Seminário Repensando a Guerra às Drogas, em Belo Horizonte/MG, aconteceu o lançamento da coletânea Repensando a Guerra às Drogas.
👉 Assista ao lançamento da coletânea e ao 3º seminário Repensando a Guerra às Drogass no Youtube do JUSTA!
Compre a coletânea no site da Juruá.
Sobre a Coletânea
Concebida pela Plataforma JUSTA e pelo Grupo Repensando a Guerra às Drogas, em pareceria com a Juruá Editora, a obra analisa os impactos jurídicos, sociais e orçamentários do julgamento histórico do Recurso Extraordinário 635.659 pelo STF, em 2024. A decisão descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, estabeleceu critérios objetivos para diferenciar usuário de traficante e reafirmou a dignidade humana — um marco no enfrentamento ao encarceramento em massa.
A coletânea, organizada por Cristiano Maronna, Luciana Zaffalon, Roberto Corcioli Filho e Vanessa Maria Brito de Jesus, reúne artigos de juízes, promotores e outras lideranças do sistema de justiça, com reflexões sobre o futuro da política de drogas no Brasil.
Uma nova política de drogas é possível e necessária
Com base em experiências de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da magistratura, da advocacia e da pesquisa, a coletânea traça um diagnóstico crítico e oferece propostas concretas para uma política de drogas mais justa, eficiente e comprometida com as liberdades civis. Um chamado à ação para quem acredita que outro sistema de justiça é possível.
0 Comentários