Glossário

Esse mundo do Sistema de Justiça nem sempre é fácil de compreender. Há diversos termos técnicos e palavras que a gente não usa no dia a dia. Para nós, é muito importante que todo mundo possa entender tim-tim por tim-tim o que o Justa faz. Por isso criamos este glossário. Tem algum termo faltando? Conta pra nós (link)! Este minidicionário sempre estará em expansão.

Captcha

É um dispositivo de controle de acesso. Ele pode ser definido como um código, muitas vezes apresentado com caracteres distorcidos e dispostos em imagem, que deve ser digitado para que se tenha acesso a determinado documento online ou link. Muitas vezes é usado para impedir o acesso e o download automatizado de dados.

Carreiras jurídicas

São carreiras profissionais ligadas ao bacharelado em direito. Juiz, promotor de justiça e defensor público são exemplos.

Cooptação

A cooptação é um sistema de organização pela qual uma associação qualquer de pessoas nomeia internamente os seus próprios membros, sem dependência de critérios externos.

Decisão monocrática

Decisão proferida por um único magistrado, de qualquer instância ou tribunal. É regra na primeira instância, onde as decisões são tomadas por um único juiz.

Defensor público

Agente que tem como função a promoção dos direitos humanos e a defesa de qualquer pessoa que precise dela – em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita.

Desembargador

Desembargador é como são denominados o juízes de segunda instância. Eles são os responsáveis pelas decisões tomadas em tribunais estaduais.

Eixos de análise

É a maneira como o Justa organiza a sua pesquisa. São quatro linhas diferentes: Eixo Orçamentário, Eixo Legislativo, Eixo Suspensão de Segurança e Eixo Racial e de Gênero.

Encarceramento em massa

Termo que explica o aumento exponencial da população prisional proporcionalmente à de um país. No continente americano, a dinâmica atinge grupos específicos, sobretudo negros e imigrantes, aprofundando a desigualdade social e colocando um grande número de pessoas nas prisões, em condições sanitárias precárias e sujeitas a violações de direitos humanos. Mesmo não reduzindo os índices de criminalidade, o encarceramento em massa continua sendo uma política levada a cabo em diversos países, como os EUA e o Brasil.

Juiz

É um cidadão que tem autoridade pública para exercer a atividade jurisdicional. É quem julga os conflitos de interesse da sociedade.

Jurisprudência

O termo refere-se ao conjunto de decisões e de interpretações do Direito feitas por juízes. Quando a jurisprudência sobre certo tema se consolida em alguma direção, os tribunais podem editar súmulas, condensando o entendimento. O Supremo Tribunal Federal (STF) edita súmulas vinculantes. Permitem reclamação direta ao Supremo se forem descumpridas.

Lei de Acesso à Informação - LAI

A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

Magistratura

É a carreira jurídica onde encaixam-se os juízes.

Ministro

É como se chama cada um dos juízes de tribunais federais (STF e STJ).

Penduricalhos

Termo informal para designar benefícios anexados ao salário de um servidor público. Auxílio moradia é um exemplo.

Poder Executivo

É um dos Três Poderes brasileiros. O Poder Executivo tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos, de acordo com as leis previstas na Constituição Federal. No Brasil ele é exercido por prefeitos municipais, governadores estaduais e pelo presidente da república.

Poder Judiciário

É um dos Três Poderes brasileiros. Ele é exercido pelos juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder legislativo.

Poder Legislativo

É um dos Três Poderes brasileiros. Ele é exercido pelos legisladores, que devem elaborar as leis que regulam o estado – no Brasil são os vereadores (a nível municipal), os deputados estaduais (a nível estadual) e os deputados federais e os senadores (a nível federal).

Promotor de justiça

É o responsável por lei para oferecer acusação (denúncia) contra um indivíduo suspeito de contrariar a lei em um julgamento criminal.

Raspagem de dados

É uma técnica computacional na qual um programa extrai dados de saída legível somente para humanos. É através da raspagem de dados que um computador é capaz de ler arquivos fechados como o .pdf, por exemplo.

Reformas corporativas

Aumentos de quadros, de remuneração e de vantagens promovidos por uma instituição em benefício dela mesma.

Seletividade penal

Tendência do direito penal de punir com mais frequência ou rigor determinado segmento da sociedade. O sistema de Justiça brasileiro, por exemplo, costuma ser criticado por prender muito mais pessoas pobres e/ou negras, que representam mais de 60% da população prisional do país. A seletividade penal pode acontecer não apenas na abordagem policial e no processo penal, mas também no processo legislativo.

Sistema de freios e contrapesos

Conceito ligado à separação de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) em uma estrutura política. De maneira simplificada, podemos explicar esse sistema como a capacidade que um poder tem de, ao exercer a sua função, impor limites ao outro (quando necessário).

Sistema de Justiça

Não confundir com o Judiciário, que compreende apenas os tribunais de justiça (em todas as suas instâncias). O Sistema de Justiça é mais amplo e pode compreender também outras instituições. No caso do Justa, chamamos de Sistema de Justiça a estrutura que compreende tribunais, ministérios públicos e defensorias públicas estaduais.

Suspensão de segurança

Esse poder, em síntese, confere ao presidente de um tribunal de justiça a competência para suspender os efeitos de decisões judiciais de primeira instância (ver “Decisão monocrática”) tomadas contra o poder público. O poder de suspensão alcança tanto decisões liminares, concedidas em razão da urgência, sem se configurar como definitivas, quanto sentenças que encerram o processo.

Teto constitucional

É o valor máximo que um funcionário público pode receber como remuneração por seu trabalho de acordo com a Constituição Brasileira.

Três Poderes

A teoria da separação dos poderes de Montesquieu, na qual se baseia a maioria dos Estados ocidentais modernos, afirma a distinção dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e suas limitações mútuas.