Desigualdade, gênero e raça

O JUSTA estabelece como premissa essencial para todas as discussões sobre o sistema de justiça e sua relação com os Poderes Legislativo e Executivo uma abordagem interseccional, que engloba os marcadores de desigualdade, gênero e raça.

Mapeamos as carreiras que constituem o Sistema de Justiça em relação à raça e gênero – entendendo esses como marcadores da diferença que devem ser considerados na análise dos padrões de seletividade produzidos e reproduzidos pelo Sistema de Justiça, em especial o criminal, com a finalidade de compreender: i) como são distribuídos os salários nas instituições pesquisadas; ii) a existência de ações afirmativas para negros/indígenas nas carreiras jurídicas; iii) a composição das carreiras jurídicas no que diz respeito à raça e gênero e iv) como os marcadores de raça e gênero limitam mulheres e pessoas negras de ascenderem às posições de comando da instituição.

E também participamos das discussões acerca de justiça fiscal e reparação histórica, por meio do projeto “Tributação Justa e a Reparação Histórica”, sediado pelo JUSTA e realizado em parceria a REAFRO, Oxfam Brasil, PUC-SP e CEJEDR. A iniciativa surge no contexto do emergente debate internacional em favor de políticas fiscais mais justas, sustentáveis e inclusivas.

Confira nossas análises e publicações sobre desigualdade, gênero e raça:

Nota Pública:

O anúncio da saída do Ministro Barroso do STF abre uma janela única para que a corte se alinhe ao compromisso que tem sido assumido pelo CNJ de igualdade na justiça brasileira. Não é por falta de excelentes nomes de mulheres que Lula deixará de indicar uma Ministra para a Suprema Corte, reduzindo a constrangedora … Continuar lendo Nota Pública:

Justiça Tributária JÁ!

A Plataforma JUSTA compreende que o sistema tributário brasileiro se afastou integralmente do modelo ideal estabelecido no texto constitucional, assumindo nas últimas décadas uma faceta fortemente regressiva. Os tributos têm servido como instrumento não da justiça social, mas da manutenção das desigualdades e dos privilégios das classes dominantes, sobrecarregando os mais vulneráveis — especialmente as … Continuar lendo Justiça Tributária JÁ!

Assista as nossas séries sobre o sistema tributário e a reforma do Imposto de Renda

Apresentação: Dra. Eliane Barbosa (Unilab/FGV), diretora do JUSTAProdução: JUSTA “Um Panorama da Tributação no Brasil com Eliane Barbosa”Nesta série de quatro episódios, Eliane Barbosa traça um panorama da tributação no Brasil: explica como o sistema tributário funciona, apresenta um resumo da reforma tributária e debate caminhos para alcançar uma tributação mais JUSTA e promover a … Continuar lendo Assista as nossas séries sobre o sistema tributário e a reforma do Imposto de Renda

Seminário “Temas estruturantes da Política de Igualdade Racial: Representatividade no Parlamento e tributação”

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, na quinta (23/11) às 17h, a Fundação Getúlio Vargas de Brasília realiza com o Núcleo de Estudos Étnico raciais Guerreiro Ramos (NEGRa) o seminário “Temas Estruturantes da Política de Igualdade Racial: Representatividade no Parlamento e Tributação”.  O evento conta com o apoio do JUSTA, Educafro, Oxfam e Observatório … Continuar lendo Seminário “Temas estruturantes da Política de Igualdade Racial: Representatividade no Parlamento e tributação”

Tributação Justa, Reparação Histórica

Clique e conheça o projeto TRIBUTAÇÃO JUSTA, REPARAÇÃO HISTÓRICA. Idealizado a partir das reflexões da professora Eliane Barbosa da Conceição (UNILAB-CE), o projeto é sediado pelo JUSTA e realizado em parceria com a REAFRO, a Oxfam Brasil, a PUC-SP e o CEJEDR.  A iniciativa surge no contexto do emergente debate internacional em favor de políticas … Continuar lendo Tributação Justa, Reparação Histórica

Violência no Brasil: desafios das periferias

Confira a publicação organizada por Felipe Freitas, diretor licenciado do JUSTA, que aborda temas relacionados às políticas de segurança pública e seus desafios frente às preocupações das periferias do país.Poliana da Silva Ferreira, diretora do JUSTA, é uma das autoras convidadaspara debater o tema. Clique e acesse a publicação

Boletins Epidemiológicos sobre Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens em 10 municípios da Bahia

Foram divulgados os Boletins Epidemiológicos sobre Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens em 10 Municípios Da Bahia, volumes I e II, que apresentam dados de homicídios de crianças e jovens, de 10 a 24 anos, no Recôncavo Baiano. Publicados em dezembro, fazem parte do Projeto Àwúre, uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho, Fundo … Continuar lendo Boletins Epidemiológicos sobre Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens em 10 municípios da Bahia

RELATÓRIO | RAÇA E GÊNERO

Confira as análises do JUSTA sobre os dados sobre raça e gênero de todo o Brasil no ano de 2018. Clique aqui para acessar o estudo.