Justa lança série de vídeos para WhatsApp, com uma contribuição do campo da Saúde para que a Justiça se prepare para lidar com a importante crise de saúde mental que vem aí.
Estamos diante de uma importante crise da saúde mental, como consequência do trauma causado pela pandemia. É para lidar com essa crise que o Justa está lançando a série DR.DR., de filmes curtos para WhatsApp, voltados para todos os juízes e promotores de Justiça do Brasil. Os filmes, apresentados pela médica psiquiatra Débora Medeiros, pesquisadora da Unicamp, propõem um diálogo entre a Saúde e a Justiça, com foco na Lei 11.343/2006, a Lei de Drogas.
A série foi concebida pelos Diretores do Justa Cristiano Maronna e Luciana Zaffalon, em parceria com a médica psiquiatra e apresentadora da série, Débora Medeiros, e com o jornalista Denis Russo Burgierman, que também assina o roteiro dos vídeos, produzidos pela Panamá Filmes.
Os quatro episódios buscam trazer uma contribuição da ciência e da medicina para o trabalho dos operadores do direito responsáveis por aplicar a lei. O primeiro coloca em contexto a atual crise de saúde mental, o segundo reúne os conhecimentos mais atuais sobre dependência química, o terceiro fala da importância de vínculos afetivos para a saúde coletiva e o último trata da nova geração de fármacos que estão revolucionando a medicina.
Os filmes estão alinhados com a recomendação do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) para que se busquem soluções mais equilibradas e baseadas em evidências científicas para os problemas ligados às drogas. “Como disse o secretário geral da ONU, Antonio Guterres, o período difícil que estamos vivendo precisa ser um tempo de ciência e solidariedade”, destacou a doutora Medeiros no primeiro filme.
A série também estará disponível no canal do Justa no Youtube.
0 Comentários