
Clique e confira a pesquisa nacional JUSTIÇA E ORÇAMENTO NOS ESTADOS, que analisou os orçamentos dos Tribunais de Justiça, dos Ministérios Públicos e das Defensorias Públicas.
O relatório revela que R$77 bilhões foram gastos com os sistemas de justiça estaduais em 2023, sendo que 69% do total foram destinados para as folhas de pagamento.
Para o JUSTA é importante compreender as dinâmicas orçamentárias que fizeram com que, no mesmo ano, R$3,8 bilhões em créditos adicionais fossem distribuídos para as instituições de justiça analisadas, sem a aprovação do Legislativo, o que destacamos no relatório.
Chama atenção também que as taxas de crescimento dos orçamentos destas instituições tenham sido superiores às taxas de crescimento dos orçamentos totais na maior parte dos estados analisados, quando comparados aos dados de 2022 e 2023.
O JUSTA monitora e analisa os orçamentos dos Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, lançando luz sobre as escolhas orçamentárias dos estados, desde 2021. Confira também o relatório Justiça e Orçamento em 2021, o relatório Justiça e Orçamento na Amazônia Legal em 2022 e Relatório Justiça e Orçamento em 2022.
0 Comentários